Natália Maestá participa do Congresso do Canal Solar e debate impactos da Lei 14.300 e tendências do mercado FV

FONTE SOLAR

Natália Maestá participa do Congresso do Canal Solar e debate impactos da Lei 14.300 e tendências do mercado FV

O Canal Conecta, primeiro Congresso do Canal Solar, foi realizado nos dias 28 e 29 de novembro no Centro de Convenções da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas). O evento, que também teve transmissão ao vivo em plataforma digital, contou com a presença de profissionais renomados do setor solar, que debateram temas
como a Lei 14.300/2022 e o mercado de armazenamento de energia em baterias.

No primeiro dia, na parte da manhã, o advogado Pedro Dante, especialista em energia e infraestrutura do Lefosse Advogados, explicou quais mudanças começam a valer a partir de janeiro de 2023 com a Lei 14.300 e trouxe exemplos de como os integradores podem se preparar para realizar seus negócios e aproveitar as oportunidades do setor.

Em seguida um painel de discussão sobre os impactos que a legislação trará para a rotina dos profissionais do mercado solar fotovoltaico. O painel teve a moderação de Bernardo Marangon, sócio administrador
na Exata Energia, e contou com as participações de Natália Maestá, CEO da Fonte Solar; Marcelo Abuhamad, diretor Comercial do Grupo Bonö; e Roberto Caurim, CEO da Bluesun.

Estratégias de negócios
Durante o evento, Natália Maestá deu ênfase ao leque de oportunidades que essa nova lei trará ao setor de armazenamento de energia, desde sistemas híbridos, off-grid e para energy time-shifting e peak shaving, por exemplo.


“Vemos que a tendência do armazenamento é crescer ano após ano, principalmente agora com a tecnologia da
bateria de lítio, que normalmente recebem garantia de 10 anos e têm durabilidade de até 30 anos”, relatou Maestá.